Ministério Pastoral das Mulheres Metodista
Por ocasião da Celebração dos 50 anos de aprovação do ingresso das mulheres na ordem presbiteral, a Angular Editora juntamente com o Centro Otília Chaves, da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, apresenta o livro Ministério Pastoral das Mulheres Metodista com 50 testemunhos/histórias de Presbíteras no Brasil (5 Presbíteras de cada Região Eclesiástica e Missionária) e mais 5 que atuam no exterior, relatando suas experiências e vivências pastorais.
Sobre a obra
Há muitas histórias a serem contadas, pois hoje são mais de 400 pastoras que atenderam ao chamado vocacional e exercem o ministério pastoral nas diversas dimensões da missio Dei.
Esta obra apresenta histórias de mulheres incansáveis, que em meio aos desafios do cotidiano e enfrentando situações adversas, não se intimidaram diante das barreiras e, sim, marcaram a história não somente da Igreja Metodista, mas também da sociedade em geral.
Que os testemunhos aqui apresentados nos inspirem e animem a escrever novas histórias, a continuar lutando contra toda a injustiça, a renovar o compromisso com o Reino de Deus e construir caminhos de inclusão, paz e fraternidade.
22 de setembro às 19h30
Canal do Youtube da Faculdade de Teologia
Culto de Celebração "50 anos do Ministério Pastoral das Mulheres da Igreja Metodista no Brasil"
Depoimentos
Leia abaixo o depoimento de Clory Trindade de Oliveira, Delegado presente no Concílio Geral da Igreja Metodista 1970/71.
Hoje, aos 92 anos de idade, lembro com alegria e gratidão a decisão do X Concílio Geral em 1970/1971, que aprovou por unanimidade dos 64 votantes que as pastoras tenham igualmente o direito sempre concedido aos pastores de serem presbíteros, pois até então elas só podiam chegar ao diaconato. Lembro também que em conversa com o Reverendo Ely Eser Barreto César e Nilo Belotto, nas dependências da Faculdade de Teologia sobre o Concílio Geral, que aconteceria naquele ano, decidimos que buscaríamos aprovar neste evento o direito do presbiterado para as pastoras, e assim foi feito e aprovado no Concílio Geral. Hoje só posso agradecer a Deus por essa bela decisão. Homens e mulheres têm os mesmos direitos.
Depois de 50 anos, além da alegria, vejo que esta decisão representa para a Igreja a correção de uma de uma falha que existia; esse foi um momento riquíssimo, porque foi o momento em que se desenvolveu a ideia de que homens e mulheres são seres iguais perante Deus e que também deveriam ser perante a Igreja.
Eu acho que é a coisa mais bonita, é uma das grandes coisas que aconteceu na vida da Igreja, porque até então existia realmente um domínio muito grande do masculino, só bispos homens e todas as posições de direção da vida da igreja eram ocupadas por homens. Era uma igreja muito masculinizada, e a partir dessa experiência em 1970/71 a Igreja Metodista tomou consciência da importância não apenas das presbíteras, mas das mulheres na vida da Igreja. Esse é o sentimento que eu tenho, hoje me sinto feliz por ter tido uma contribuição nessa caminhada de igualdade de homens e mulheres na vida da Igreja, me sinto muito feliz em ter sido parte nesse processo; claro que eu não fui sozinho, mas essa era a minha convicção.
Me sinto feliz em ver que vocês estão recordando um pouco desta história por meio destes testemunhos.
Introdução
Leia abaixo a introdução da obra, escrita pelas Reverendas e Doutoras em Teologia, Margarida Ribeiro e Suely Xavier dos Santos.
“Contaremos às vindouras gerações os louvores do Senhor e as maravilhas que fez”. (Sl 78.4)
A arte de contar histórias é parte da tradição bíblica e do nosso cotidiano. Ao narrar nossas experiências, trazemos à memória acontecimentos que ressignificam nosso presente e nos fortalecem para o futuro.
Em julho de 2021 celebramos 50 anos do Ministério Pastoral das Mulheres da Igreja Metodista, pois o Concílio Geral foi realizado em duas fases, a primeira em julho de 1970 e a segunda em fevereiro de 1971, como registrado a seguir:
“Na sessão da tarde do dia 20 de julho de 1970, em BH–MG, o X Concílio Geral da IM, com emenda à nova redação do art.13, recebeu a proposta de Odyr G. Koeche, a qual fica assim redigida: ‘As ordens na IM são duas: Presbiteral e Diaconal, constituídas, respectivamente, de presbíteros e diáconos, sem distinção de sexo. Resultado da Votação Sim: 64. Não: Zero”1.
Esta data é um marco na história da Igreja Metodista, pois coloca em evidência o ministério das mulheres na Igreja, cujo exercício já existia, mas não com o reconhecimento da dimensão pastoral e ingresso na ordem presbiteral. Nos surpreende o resultado da votação por unanimidade. Claro que há que se considerar que não se trata de um evento isolado, mas que resultou do conjunto de ações e reflexões realizadas nos diversos espaços da Igreja que levaram a este momento.
Mesmo havendo muitas lutas e desafios a serem superados, não podemos deixar de celebrar! E para marcar este momento, o Centro Otília Chaves da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista idealizou um projeto que se realiza agora com a publicação de histórias/testemunhos de 50 presbíteras no Brasil (5 presbíteras de cada Região Eclesiástica e Missionária) e mais 5 que atuam no exterior, relatando suas experiências e vivências pastorais.
Refletindo sobre as várias dimensões da prática pastoral, as histórias foram escritas a partir de cinco temas que fazem parte desta trajetória ministerial: Vocação/Chamado; Formação Teológica e Outras; Atuação Ministerial; Ações de Promoção Humana; Desafios e Perspectivas.
Certamente temos ainda muitas outras histórias a serem partilhadas, pois hoje somos mais de 400 pastoras em território brasileiro. Esperamos que estas histórias não se percam, mas que sejam narradas e celebradas, afirmando assim o compromisso da Igreja com o Ministério Pastoral das Mulheres.
Nesta caminhada não podemos deixar de evidenciar que ocorreram dificuldades, processos equivocados, entraves eclesiásticos e muitas situações que requereram das presbíteras posições de reafirmação do chamado e da vocação ministerial, como nas palavras do Texto Sagrado, na 1ª Carta aos Coríntios 16.9: “Porque uma grande e oportuna porta se me abriu para o trabalho, porém há muitos adversários”.
Ainda assim as mulheres perseveraram, apesar de... E hoje celebramos meio século de história! Histórias de vidas comprometidas com o Reino de Deus.
Que o Deus da vida continue iluminando e concedendo sabedoria nesta trajetória de vida e missão.
Ficha
Título: Ministério Pastoral das Mulheres Metodistas
ISBN: 9786589204244
Páginas: 340
COMPRE AGORA
Os pedidos começarão a ser enviados no dia 30/10/2021
Pra mais informações, entre em contato com a Angular Editora
E-mail: contato@angulareditora.com.br
Telefone: 11 2813 8605
Whatsapp: 11 98335-9042